fbpx

King

A Síndrome Pré-Menstrual afeta cerca de 70% das mulheres na idade reprodutiva, sendo caracterizada por sintomas físicos e emocionais, como irritabilidade, alterações de humor e ansiedade. Ocorre aproximadamente 10 dias antes da menstruação e diminui com o início menstrual.


Durante esse período ocorre alterações dos hormônios estrógeno e progesterona, além da redução de serotonina e dopamina (considerados hormônios da felicidade), ocasionando aumento da fome e consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.




Observe abaixo estratégias e alimentos que auxiliam nesse período: 


– Prefira o consumo de carboidratos integrais como pães, massas, cereais como aveia, granola sem açúcar. Desta forma, as fibras auxiliam na saciedade, reduzindo a sensação de fome em um curto período, além de servir como aliado para um bom funcionamento do intestino.


– Alimentos fontes de vitamina B6: – carne vermelha, frango, peixes, ovo, cereais integrais, banana, semente de girassol, batata, castanhas – podem auxiliar nos sintomas relacionados ao humor, já que atuam como cofatores na síntese de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.


– Brócolis, espinafre, couve, tofú, abacate, banana, peixes e castanhas por serem fontes de Magnésio promovem o relaxamento e vasodilatação.


– Alimentos fontes de triptofano auxiliam na sensação de bem-estar, como grão de bico, banana, aveia, damasco, peixe e chocolate meio amargo. 


E por falar em chocolate, ressalto que nesse período a vontade de doces podem aumentar, então além de optar pelo chocolate meio amargo, lembre-se que o consumo de uma barra de chocolate é bem diferente de 4 a 6 quadradinhos. Prefira o consumo como sobremesa do almoço, assim evita consumir grandes quantidades.


Desta forma, a alimentação equilibrada e a inclusão da atividade física são formas eficazes para o alívio dos sintomas.