fbpx

King

Você sabia que a alimentação pode auxiliar nos sintomas da Menopausa ?


A Menopausa ocorre em mulheres a partir dos 45 anos (pode acontecer acima dos 40 anos), que não menstruam há 1 ano. Período em que o ovário não produz mais os hormônios, principalmente o estrógeno.


Os sintomas podem variar para cada mulher, entre os mais frequentes: insônia, calor, alterações de humor, pele ressecada, maior acúmulo da gordura abdominal, mudança na alimentação (tendência ao paladar mais doce).


Como forma de tratamento, além do acompanhamento médico, inclui a mudança do estilo de vida, além de cuidar da alimentação, incluir atividade física com exercícios de resistência e aeróbicos, hábito como higiene do sono e meditação podem ajudar na qualidade do sono, cuidar do peso e gordura corporal, gerenciamento do estresse.



A alimentação para auxiliar os sintomas da Menopausa deve ser equilibrada e deve conter:

– Proteínas: origem animal (carnes vermelhas, frango, peixe, ovo) e origem vegetal (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) para preservação e ganho da massa muscular.

– Cálcio e Vitamina D: leite e derivados, brócolis, tofu, leite vegetal, para priorizar a saúde dos ossos.

– Ômega 3 e Ômega 6:  nozes, sementes de linhaça, óleo de linhaça, que são gorduras boas e essenciais para nosso corpo, reduzindo assim o consumo de óleos vegetais (girassol, soja, milho) que possuem efeitos mais inflamatórios.

– Antioxidantes: legumes, verduras, sementes, castanhas, atuam reduzindo o processo inflamatório e reduzem os sintomas.


Procure reduzir o consumo de alimentos industrializados e prefira a alimentação mais natural com verduras, legumes e frutas.

E mesmo para aquelas mulheres que não estão na menopausa, já podem começar a adotar essas mudanças a partir de agora.