O que é Dietoterapia Chinesa?

A preferência ou rejeição por certos sabores pode ter uma explicação. Isto tem sido estudado e aplicado ha milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa, e damos o nome desta técnica de Dietoterapia.
Basicamente, podemos falar sobre 5 sabores principais:
Salgado – o problema do alimento salgado, e que se for ingerido de forma abusada, ha necessidade crescente de comer mais e mais. Assim, alimentos salgados estão intimamente associados com os desejos e ansiedade. O sal estimula os Rins e Bexiga, e seu excesso pode afetar o Coração. Alguns medos podem ser causados por insuficiência renal, em termos de energia, que pode ser compensado com uma comida rica em cereais e leguminosas. Este alimento, por sua vez, aumenta a força de vontade.
Doce – o desejo de alimentos doces pode estar associado com a preocupação. Moderadamente, o doce esta ligado a inquietação, calma e humor animado – mas também pode levar a sentimentos de ganancia e complacência, e ate mesmo dependência emocional. Em geral, a energia do doce beneficia o Baço e o Estômago, se a energia do Baço e fraca, isto pode ser devido a insuficiência de Xue que afeta o Fígado e o Coração, levando a depressão ou ansiedade.
Picante – alimentos com emoção física que estimulam as sensações corporais. Mas se forem levados ao excesso, vira irritação. Exatamente o mesmo acontece com as emoções em relação aos alimentos desse tipo. Também esta associado com a tristeza, assim, em doses moderadas pode compensar um humor melancólico.
Azedo – por um lado, o gosto azedo, age no intelecto e promove a criatividade. Mas o seu excesso pode ter um efeito sobre a personalidade, tornando-o a pessoa amarga ou causando ressentimento. E benéfico para o Fígado e Vesícula Biliar. Alimentos ácidos devem ser consumidos frescos, pois essa natureza compensa o excesso.
Amargo – alimentos desta natureza, frequentemente estão associadas com as emoções amargas, sentimentos de insatisfação e frustração. Mas, em moderação, beneficia o Coração e o Intestino Delgado e, portanto, esta associado com alegria e amor. Os chineses dizem que a ansiedade e a insônia estão associadas com a energia Yin grave no coração, e recomendam comer frutas e ervas amargas.
>> Assista a Aula de acompanhamento aqui: https://youtu.be/Z8U9DCsSDN4
[Curiosidade]
Quanto ao formato dos alimentos, também ha descrição:
Alimentos redondos aumentam a atração sexual e a sensação de satisfação.
Alimentos vermelhos promovem força e intensidade de calor.
Alimentos macios e cremosos tem o beneficio da suavidade, inocência e compaixão.
Alimentos em forma cubica, ou a presença de cantos afiados, leva a sensações e comportamentos como a irritação, excitação, desafio, repulsão ou questionamento.
Alimentos rígidos e secos produzem a mesma característica da personalidade.
Interessado em aplicar a técnica nos seus atendimentos?